quinta-feira, 18 de março de 2010

A Guerra de Canudos

Canudos em 1897. Fotografia de Flávio de Barros, fotógrafo do Exército.
A GUERRA DE CANUDOS
Uma das maiores revoltas camponesas do continente foi a de Canudos. Tratava-se de uma revolta social contra o latifúndio e a República Velha dominada pelos coronéis. Canudos era uma espécie de comunidade alternativa. A maneira de ver as coisas não era a política, era religiosa. Antônio Conselheiro, líder de Canudos, dizia que suas atitudes estavam guiadas pelo retorno eminente do Messias, de Jesus Cristo. Movimentos de protesto social dos pobres, que assumem uma linguagem e uma visão religiosa, recebem o nome de messiânicos. Expedições policiais foram enviadas à região. Canudos se defendeu do jeito do povo: montando ciladas e emboscadas, usando a tática de guerrilha. Finalmente, em 1897, o exército enviou 8 mil homens, acompanhados por canhões. Foi um massacre. Milhares de pessoas foram trucidadas pelo exército.
(Fonte: SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2005. Cap. 41 – A República Velha, p. 497-8)

5 comentários:

  1. Antônio Vicebte Mendes Maciel,ou Antônio Conselheiro,trbalhou como comerciante,professor,advogado dos pobres e empregado de lojas comerciais.E por volta de 1871,após dois casamentos desfeitos e vários empregos,Antônio Conselheiro iniciou suas peregrinações pelo sertão trajando um camisolão azul,usando barbas e cabelos longos.Ele percorreu o interior de Pernambuco,da Bahia e de Sergipe,pregando mensagens religiosas.
    Ele também construía e reformava igrejas e cemitérios,coordenava tarefas coletivas de construção de casas,açudes e colheitas agrícolas.
    Então no ano de 1893,Conselheiro e seu grupo resolveram fundar um povoado comunitário.O local escolhido foi a fazenda Canudos,no norte da Bahia.Anônio Conselheiro e seus seguidores deram o nome de Belo Monte ao povoado.
    Em Canudos,a sobrevivência era de cultivos diversos,como a criação de bodes.As mulheres produziam farinha e outras coisas para a sua sobrevivência.Lá,todos trabalhavam para o sustento do povo.No arraial havia vários profissionais,como professores,enfermeiros e outros.
    Canudos se tornou uma ameaça ao poder dos coronéis e da Igreja Católica porque eles perdiam mão-de-obra e fiéis nas missas para os Canudos.
    Canudos não atacou primeiro e nem foi vencido nas três primeiras expedições,Mas,na quarta expedição,Canudos foi exterminado pelo exército de quase 10.000 homens que o general Athur Oscar reuniu.
    Essa obra "os Sertões" é muito importante para conhecermos a Guerra dos Canudos,pois Euclides da Cunha,o autor da obra,esteve na guerra e relatou muitas coisas interessantes.

    ResponderExcluir
  2. CANUDOS E ANTÔNIO CONSELHEIRO
    Antônio conselheiro era peregrino e passava pelo interior de alguns estados do Nordeste,pregando suas mensagens religiosas e outras coisas.
    Em 1893,Antônio Conselheiro e seus seguidores formaram,na fazenda Canudos,no norte da Bahia,o povoado de Canudos.Ele e seu grupo deram o nome de Belo Monte ao povoado.
    Lá,as pessoas deviam trabalhar para o sustento do grupo.Todos estavam em harmonia,formando assim uma economia com base na comunidade.No povoado havia diversos profissionais,como por exemplo comerciantes prósperos que tinham relações comerciais harmoniosas com cidades e vilas da região.
    O poder do coronelismo e do catolicismo foi ameaçado quando os fiéis e a mão-de-obra dos coronéis foram se indo,aos poucos,para Canudos.
    Mesmo que Canudos não tenha atacado de primeira,e seus combatentes não foram vencidos nas três primeiras expedições,na quarta e última expedição o general Arthur Oscar reuniu quase 10.000 homens e exterminou Canudos.
    A obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha é muito importante para conhecermos melhor a Guerra dos Canudos ,pois ele esteve no conflito muitos fatos dessa guerra.

    ResponderExcluir
  3. Antônio Vicente Mendes Maciel-Antônio Conselheiro-teve dois casamentos interrompidos,depois o cearense iniciou sua pregação religiosa no sertão do Nordeste.Em 1893 no norte da bahia,Antônio e seus seguidores criaram um tipo de aldeia localizada na fazenda Canudos,ás margens do Rio Vazza-Barris,Antônio e seu pessoal colocaram o nome de Belo Monte.
    Em Belo Monte todos trabalhavam para o sustento do arraial.Belo Monte conquistou vários moradores entre eles havia vários profissionais.
    Os coronéis ea Igreja incomodaram-se com a nova vida em canudos pois estavam perdendo a mão-de-obra e os fiéis nas missas.
    Foram necessárias quatro campanhas militares para acabar com o arraial.Apenas a última teve sucesso.
    Tenho certeza que os fatos que no livro "Os Sertões"do escritor Euclides da Cunha,nos traz imensas descobertas sobre a guerra.

    ResponderExcluir
  4. GUERRA DE CANUDOS E ANTONIO CONSELHEIRO

    Antonio Conselheiro trabalhou como comerciante, professor, advogado dos pobres e empregado de lojas comerciais. Mais tarde, trajando um camisolão azul, usando barba e cabelo longo, percorreu o interior de Pernambuco, da Bahia e de Sergipe pregando mensagens religiosas e aconselhando sertanejos.
    Construia e reformava igrejas e cemitérios, coordenava tarefas coletivas de construção de casas, açudes e colheitas agrícolas.
    A comunidade de Canudos foi fundada no ano de 1893 na fazenda Canudos, às margens do Rio Vaza - Barris, que ficou conhecida como Belo Monte.
    Nesta comunidade, todos deveriam trabalhar para o sustento do grupo. Havia professores, artesãos, enfermeiros e negociantes prósperos, que mantinham relações comerciais regulares com vilas e cidades da região.

    ResponderExcluir
  5. A Guerra de Canudos.

    Por volta de 1870, um homem que passou a percorrer a pé o sertão nordestino começou a chamar a atenção de muitas pessoas. Seu nome: Antônio Vicente Mendes Maciel, que se tornou conhecido como Antônio Conselheiro, por dar conselhos ás pessoas que se reuniam à sua volta.
    Queria saber: Por que a vida em Canudos era uma ameaça aos coronéis e à Igreja Católica??
    Se souber a resposta me mande - carolinefeltraco@hotmail.com

    ResponderExcluir